8 Ideias para cabeceiras de cama que você precisa conhecer

ideias para cabeceira de cama

A cabeceira de cama é um elemento essencial na decoração do quarto. Ela não apenas oferece conforto e apoio, mas também pode ser um ponto focal do ambiente.

A hora de escolher a cabeceira ideal é uma ótima oportunidade para expressar sua personalidade e estilo. Existem opções para todos os gostos e orçamentos, desde cabeceiras tradicionais até opções mais criativas.

A cabeceira da cama em muitos estilos de decoração transmite até mesmo a identidade do dono do quarto, revelando os gostos dele, por um material ou outro.

Aqui estão 10 ideias para cabeceiras de cama que vão inspirar você:

Cabeceira de madeira

As cabeceiras de madeira são uma opção clássica e elegante. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de madeira, como carvalho, mogno ou cerejeira.

Nos modelos acima, os painéis de mdf atuam como cabeceira. Todavia não necessariamente pode ser assim. Prova disso são as cabeceiras de madeira qeu estendem apenas na largura da cama.

Cabeceira de tecido/estofada

As cabeceiras de tecido são uma opção mais aconchegante e acolhedora. Elas podem ser feitas de diferentes materiais, como algodão, linho ou veludo.

Acima, vemos painéis estofados em tecido. Há ainda cabeceiras que acompanham o colchão box fabricada do mesmo modo que os painéis acima, estendo apenas na largura da cama.

Cabeceira de couro

As cabeceiras de couro são uma opção sofisticada e moderna. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de couro, como couro de vaca, couro de bezerro ou couro de cabra.

As ideias das cabeceira são as mesmas dos painéis, o que muda são os revestimentos. No caso aqui, escolheu-se o couro.

Cabeceira de metal

As cabeceiras de metal são uma opção moderna e industrial. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de metal, como ferro, aço ou alumínio.

Lembra das camas de antigamente? Este ar retrô está de volta e é super bem vindo em alguns estilos de decoração, como nas imagens abaixo.

Cabeceira de espelho

As cabeceiras de espelho são uma opção elegante e sofisticada. Elas podem ajudar a dar a sensação de amplitude ao ambiente.

Especialmente se o quarto for pequeno. Entretanto, minha sugestão é que o espelho não seja utilizado apenas na largura da cama, e sim na parede ou acima de um painel, como nas imagens abaixo.

Cabeceira de parede

As cabeceiras de parede são uma opção moderna e minimalista. Elas são feitas diretamente na parede, sem a necessidade de um móvel separado.

O boiserie pode ser utlizado como cabeceira, exatamente como nas imagens abaixo.

A ideia é utlizar estas fitas autocolantes e formar desenhos ortoganais, como nas fotos abaixo. E o boiserie não precisa ser usado apenas como cabeceira, pode envolver duas paredes de um cômodo, por exemplo.

Confira 7 passos que você precisa fazer para criar uma decoração de quarto aesthetic

Entretanto, se for colocar a cama na frente da parede com o boiserie, não cole as fitas apenas na largura da cama. O efeito é melhor se aplicado na extensão (largura apenas, não altura) da parede total.

Cabeceira com prateleiras

As cabeceiras com prateleiras são uma opção funcional e prática. Elas oferecem espaço para guardar objetos, como livros, revistas ou aparelhos eletrônicos.

Essa ideia é muito boa para decorar o ambeinte com itens pessoais, levando identidade para o quarto, além de otimizar o espaço para pequenos armazenamentos.

ideias-de-cabeceira-para-cama-prateleira

Cabeceira com nichos

As cabeceiras com nichos são uma opção elegante e sofisticada. Elas oferecem espaço para guardar objetos ou exibir itens decorativos.

Sabe aqueles quarto minúsculos? Então este tipo de planejamento costuma dar muito certo em quartos de apartamento, onde é preciso usar com muita sabedoria o espaço, afim de obter um excelente projeto de armários planejados.

Conclusão

Atualmente você não compra a cama com a cabeceira, em raras vezes isso acontece.

Mas na maior parte, a escolha da cabeceira da cama está envolvida no projeto de decoração e marcenaria planejada que intenciona fazer no ambiente. Daí escolhe onde a cama vai se localizar, qual parede, como ela será revestida e por ai vai.

Agora entendemos por que quase 99% das vezes as camas escolhidas acabam sendo colchão box, não é mesmo?

A escolha da cabeceira de cama é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado. Considere seu estilo, orçamento e necessidades funcionais antes de tomar uma decisão.


LEIA TAMBÉM

7 Passos que você precisa saber para criar uma decoração de quarto aestethic


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *