Pular para o conteúdo

7 dicas de como decorar sala com plantas que você não sabe

As plantas são uma ótima maneira de decorar qualquer ambiente, inclusive a sala de estar.

Elas trazem vida, cor e frescor para o espaço, além de contribuir muito para nossa saúde, como veremos detalhes no fim do artigo.

Mas antes de começar a fazer compras para decorar sala com plantas, confira essas 7 dicas:

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

1. Escolha as plantas certas

A primeira coisa a fazer é escolher as plantas certas para sua sala. Considere o tamanho do ambiente, a quantidade de luz natural que ele recebe e o seu estilo de decoração.

Para salas pequenas, prefira plantas de pequeno porte, como samambaias, cactos e suculentas. Para salas grandes, você pode apostar em plantas maiores, como palmeiras, filodendros e orquídeas.

Exemplos de plantas que precisam receber pouca luz natural, e toleram toleram sombra: jiboias, espadas-de-são-jorge e zamioculcas.

Não basta considerar apenas o ambiente ao escolher a planta, mas não se esqueça das necessidades específicas de cada planta.

decorar-sala-com-plantas

E para começar, sugiro plantas que não necessitem de sol, e sim de luz. Isso porque não é toda sala, todo ambiente da casa em que o sol consegue entrar diretamente. Veja esses exemplos:

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼
  1. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria): É resistente, requer pouca luz e é eficaz na remoção de toxinas do ar.
  2. Lírio-da-paz (Spathiphyllum): Excelente para purificar o ar e adaptável a ambientes com pouca luz.
  3. Suculentas e Cactos: Essas plantas são ideais para quem tem pouco tempo para cuidar delas, pois exigem pouca água e luz.
  4. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): Resistente e capaz de tolerar condições de baixa luz. É uma ótima opção para iniciantes.
  5. Jiboia (Epipremnum aureum): É uma planta fácil de cuidar, cresce bem em ambientes com pouca luz e ajuda a purificar o ar.
  6. Ficus elastica (Borracha): Adapta-se bem a ambientes internos, requer luz indireta e não gosta de regas excessivas.
  7. Orquídeas: Algumas espécies de orquídeas se adaptam bem a ambientes internos, desde que recebam a quantidade adequada de luz.
  8. Pacová (Alocasia amazonica): Uma planta de folhagem exuberante, requer umidade e luz indireta.
  9. Palmeira-leque (Livistona rotundifolia): Adapta-se bem a ambientes internos com luz indireta e pode melhorar a umidade.
  10. Pilea (Pilea peperomioides): Conhecida como “planta do dinheiro”, é fácil de cuidar e se reproduz facilmente.

2. Combine as plantas com a decoração

As plantas podem ser usadas para complementar a decoração da sala ou para criar um contraste.

Se você tem uma decoração moderna, por exemplo, pode apostar em plantas de linhas retas e cores vibrantes.

Se sua decoração é mais clássica, prefira plantas de formas orgânicas e cores neutras.

Em relação às cores, não tenha medo de envolver o verde das plantas no ambiente. Principalmente se há nuances ou móveis madeirado.

3. Varie as alturas

Para criar um visual mais interessante, varie as alturas das plantas. Você pode usar vasos no chão, mesas, aparadores e até mesmo pendurar plantas no teto.

E há ainda a possibilidade de usar algumas penduradas ou que simulem isso. Como quando você coloca um vaso de jibóia em cima de uma prateleira alta, por exemplo.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

4. Crie arranjos

Os arranjos de plantas são uma ótima maneira de decorar a sala de estar com estilo. Você pode combinar plantas de diferentes tamanhos, cores e texturas para criar um visual único.

5. Use vasos decorativos

Os vasos decorativos também podem ajudar a deixar sua sala de estar mais bonita. Escolha vasos que combinem com o estilo da decoração e que valorize as plantas.

Muitas vezes, mesmo as plantas sendo lindas, o vaso precisa dar aquele toque final.

E há o oposto, aquela planta que é valorizada por conta do vaso em que ela se encontra.

6. Cuide das plantas

Para que as plantas fiquem bonitas e saudáveis, é importante cuidar delas adequadamente.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Verifique regularmente a quantidade de água e luz que elas precisam.

7. Aproveite os benefícios das plantas

Além de serem bonitas, as plantas também trazem benefícios para a saúde. Vamos conhecer alguns.

Melhoria da Qualidade do Ar: As plantas realizam a fotossíntese, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Além disso, algumas plantas têm a capacidade de filtrar poluentes presentes no ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar em ambientes fechados.

Aumento da Umidade do Ar: Plantas liberam água durante a transpiração, o que pode aumentar a umidade do ar em ambientes internos. Isso é especialmente benéfico em locais com ar seco.

Redução do Estresse: Estudos mostram que a presença de plantas em ambientes internos pode reduzir os níveis de estresse e promover uma sensação de bem-estar. Cuidar das plantas também pode ter efeitos terapêuticos.

decorar-sala-com-plantas-14

Estímulo à Criatividade e Produtividade: Ter plantas no ambiente de trabalho ou estudo pode melhorar a concentração, a criatividade e a produtividade.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Decoração Agradável: Além de seus benefícios funcionais, as plantas também são uma adição estética agradável para qualquer espaço interno, proporcionando um toque natural e colorido à decoração.

Absorção de Ruídos: Algumas plantas têm a capacidade de absorver sons, o que pode contribuir para a redução de ruídos em ambientes internos.

Estímulo à Atividade Física: Cuidar das plantas, regando-as e realizando outras tarefas de jardinagem, pode incentivar a atividade física leve, promovendo um estilo de vida mais saudável

Conclusão

Decorar sala com plantas abrange muito mais que apenas ter um ambiente bonito. Envolve de certa forma a saúde física e emocional.

E ao seguir essas dicas, você pode decorar sua sala de estar alcançando todos (ou quase) os benefícios que isso proporciona.


LEIA TAMBÉM

3 dicas de como usar tapete na sala de estar que você precisa saber

9 dicas de como usar almofadas decorativas na sala que você precisa saber

1 comentário em “7 dicas de como decorar sala com plantas que você não sabe”

  1. Pingback: 7 dicas para criar uma Decoração de Sala de Jantar Pequena com Espelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *