10 Benefícios de Decoração de Cozinha Planejada que você precisa saber!

decoração de cozinha planejada

A cozinha é o coração da casa, um local onde preparamos refeições, reunimos a família e criamos memórias afetivas.

A decoração de cozinha planejada vai além da estética e precisa proporcionar uma experiência completa que combine funcionalidade, praticidade e beleza.

Neste artigo, você vai descobrir 10 benefícios que te farão repensar a sua cozinha e te inspirarão a transformá-la em um verdadeiro oásis:

Otimização do espaço

Móveis planejados aproveitam cada centímetro da sua cozinha, criando soluções inteligentes para espaços pequenos ou com formatos irregulares.

Com isso pode ter certeza que mesmo se o espaço útil, a metragem quadrada da cozinha for pequeno, pode crer que a marcenaria planejada, faz milagre para otimizar o espaço e proporcionar muito armazenamento.

Funcionalidade

Tudo estará ao seu alcance, com gavetas, armários e compartimentos projetados para facilitar o acesso aos utensílios e eletrodomésticos.

Armazenamento com intenção e de forma categorizada. Tudo que você precisar para cozinhar, preparar as refeições diariamente ou mesmo que periodicamente estará a sua disposição.

decoracao-de-cozinha-planejada-17

Praticidade na limpeza

Superfícies lisas e materiais de fácil limpeza facilitam a manutenção da sua cozinha, reduzindo o tempo gasto com faxina.

Bancadas de cozinhas lisas com armários embutidos certamente tornarão o processo de manutenção mais fácil e realizados com menos frequência, o que significa que você vai otimizar tempo também na organização da casa e da cozinha.

Ergonomia

Altura dos balcões, profundidade das gavetas e posicionamento dos eletrodomésticos são personalizados para o seu conforto e segurança.

Veja bem que a decoração de cozinha planejada não é apenas estética. Tudo tem uma razão, e o conceito de ergonomia resume-se em alinhar função e bem estar ao executar determinadas atividades.

É por este motivo que é necessário prever uma altura adequada para cada tipo de usuário para as bancadas. Veja bem, a altura “padrão” é aproximadamente 90 cm do piso, mas para um usuário de 1,90, esta altura não será ergonômica para ele.

Com isso ele terá de ficar encurvado para executar as atividades na culinária como cortar uma carne. Isso é o que o planejamento evita.

Estilo personalizado

A escolha de cores, materiais, texturas e acabamentos permite que você crie uma cozinha que reflita seu estilo e personalidade.

E se eu te contar que não apenas o estilo, que vai levar a sua identidade para a decoração de cozinha planejada precisa ser personalizado?

Como mencionado anteriormente, até mesmo algumas medidas precisam considerar a sua altura ou até mesmo estilo de vida no planejamento do ambiente.

Valorização do imóvel

Uma cozinha planejada aumenta o valor do seu imóvel, tornando-o mais atraente para compradores em potencial.

Isso é muito verdade, principalmente quando é valorização de imóvel no quesito aluguel. Mas pense só, se você for comprar um imóvel, qual vai optar, um que já dispõe de uma cozinha planejada ou um em que só tenha a bancada com a pia?

decoracao-de-cozinha-planejada-15

Durabilidade

Móveis planejados são feitos com materiais de alta qualidade, o que garante maior durabilidade e resistência ao uso frequente.

A maioria das marcenarias planejadas são fabricadas em mdf ou derivados e a verdade é que eles não necessitam de grande manutenções e possuem tempo de vida útil muito grande.

Sustentabilidade

Otimização do espaço, uso de materiais ecológicos e redução de desperdícios contribuem para um ambiente mais sustentável.

Aqui vale decidir por uma torneira ecológica, que te ajuda a economizar água ou até mesmo a utilizar materiais reciclados na decoração de cozinha planejada.

Todavia, tenha em mente que se este material reciclável for uma um material de difícil acesso, supondo que a localização para transporte dele seja por exemplo a mais de 100 km do seu endereço, isso faz com que o mesmo deixe de ser sustentável.

A sustentabilida para se sustentar (como diz o próprio nome) precisa estar compreendida dentro do tripé da sustentabilidade (ambiental, social, econômico).

E para saber se determinado tipo de revestimento é de fato sustentável, pergunte-se se este é bom para o ambiente, a sociedade e para economia.

Alguns produtos dispõe inclusive de selos ambientais, que chancelam a fabricação do mesmo. Entretanto, é preciso utilizar o bom senso: O que é mais sustentável, adquirir um revestimento que é vendido na minha cidade ou prover transporte de 100km para obter o revestimento desejado?

Aumento da produtividade

Uma cozinha organizada e funcional facilita o preparo das refeições, te deixando mais produtivo no dia a dia.

Isso porque toda cozinha é pensada de acordo com uma setorização típica, e é exatamente isso que faz com que haja produtividade no espaço, de acordo com a função deste.

Bem-estar

Cozinhar em um ambiente agradável e inspirador torna a experiência mais prazerosa e contribui para o seu bem-estar.

Principalmente se você costuma receber amigos, isso até aumenta o nível da experiência.

Conclusão

Investir em uma cozinha planejada é investir em funcionalidade, praticidade, beleza e, principalmente, na sua qualidade de vida.

Transforme sua cozinha em um espaço que te inspire a criar, celebrar e compartilhar momentos especiais com as pessoas que você ama.


LEIA TAMBÉM

40 Ideias de Cozinha e Lavanderia Planejada para apartamento pequeno


Uma resposta para “10 Benefícios de Decoração de Cozinha Planejada que você precisa saber!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *