Pular para o conteúdo

7 materiais para bancada de cozinha mais indicados que você precisa saber

Escolher os materiais para bancada de cozinha não é uma tarefa fácil. Até porque não apenas o investimento de cada material é importante se considerar, mas também outros fatores como a durabilidade e praticidade. É o que veremos a seguir!

É na bancada da cozinha onde a mágica culinária acontece! Sendo assim, vamos explorar os materiais mais indicados para bancadas de cozinha e como cada um se adapta ao seu estilo e necessidades.

Quando se trata de escolher o material da bancada da cozinha, a variedade é vasta. Cada opção tem suas próprias características únicas, vantagens e desvantagens.

Vamos navegar por diferentes materiais para ajudar você a tomar uma decisão informada e transformar sua cozinha em um espaço funcional e bonito.

Granito

Durabilidade e Versatilidade

O granito é conhecido por sua durabilidade e beleza natural. Com uma variedade de cores e padrões, é resistente a riscos e calor. Sua manutenção é simples, tornando-o uma escolha popular para bancadas.

Dentre os materiais para bancada de cozinha, o granito é o mais utilizado exatamente pela resistência do mesmo, considerando o uso de cooktop e até mesmo forno elétrico.

Todavia, alguns tipos de granito podem ser mais ou menos poroso, e exatamente por isso, ele pode absorver produtos manuseados na cozinha (químicos, inclusive)!

Isso significa que quanto maior sua porosidade, maiores as chances dele manchar.

Dentre as cores mais preferidas dos usuários, temos o granito verde ubatuba, preto são gabriel, branco siena e o mais barato de todos, o conza andorinha.

Mármore

Elegância Atemporal

O mármore exala sofisticação e elegância. No entanto, é poroso e requer cuidados extras para evitar manchas, que são diretamente ligadas ao uso de materiais químicos de limpeza. Além disso é mais caro que o granito.

Seu visual único e textura macia o tornam uma escolha deslumbrante para cozinhas menos movimentadas.

Quartzo

Praticidade e Resistência

O quartzo é altamente resistente a manchas e arranhões. Sua produção combina pedras naturais com resinas, resultando em uma superfície não porosa e de baixa manutenção, perfeita para cozinhas movimentadas.

Considero este material, dentre todos os outros a melhor pedra para bancada de cozinha.

O quartzo apresenta aparência única e uniforme, é impermeável, fácil de limpar, anti bacteriano, já que não é poroso, e ainda possui uma mão de obra relativamente barata de instalação, apesar de específica.

Aço inoxidável

Modernidade e Higiene

O aço inoxidável oferece um visual contemporâneo e é higiênico, resistente a bactérias. É durável, fácil de limpar, mas suscetível a arranhões.

Madeira

Calor e Aconchego

A bancada de madeira traz um calor natural à cozinha. O custo deste material é bem menor que as bancadas de mármore, granito, inox ou quartzo, além de combinar com diversos estilos e propostas .

No entanto, requer cuidados constantes para evitar danos por água e calor. A madeira tem baixa residência á umidade, água e calor, e sofre muito desgaste.

E por estas razões, a madeira precisa de muito tratamento de impermeabilização com produtos específicos.

E mesmo que você trate a madeira com produtos específicos, ela continuará mais porosa do que pedras como granito e inox, o que acumula fungos e bactérias se não for higienizada adequadamente.

Lembrando que toda madeira está sujeita a cupins, insetos, o que indica tratamento contínuo com pesticida. E isso não é interessante realizar com frequência na cozinha.

Melamina

Personalização e Durabilidade

Uma bancada de melamina é um tipo de bancada feita com um material chamado melamina, que é um laminado de alta pressão.

A melamina é um composto de resina sintética que é prensado em camadas sobre um painel de partículas de madeira ou MDF (fibra de média densidade).

É um material bastante utilizado na fabricação de móveis, incluindo bancadas de cozinha, devido à sua durabilidade, resistência a manchas, facilidade de limpeza e variedade de acabamentos e cores disponíveis.

A vantagem deste material é que ele é altamente resistente e flexível. Além de não ser de poroso, é versátil e tem de boa durabilidade.

Você pode gostar: 10 motivos para você ter um cozinha integrada com sala de TV e Jantar

Entretanto é preciso ter certos cuidados, pois o contato com as panelas quentes ao longo do tempo, pode causar danos e manchas ao revestimento. Com isso é interessante usar superfície metálica que impeça o contato direto das paneals quentes com a bancada.

Azulejo

Variedade e Economia

Revestimentos tipo azulejos ou pastilhas podem ser uma solução barata para revestir na bancada da cozinha. Lembrando que esse custo vai variar de acordo com a marca e escolha do revestimento escolhido.

Os azulejos oferecem uma variedade impressionante de padrões e são econômicos.

Todavia estes podem precisar de cortes extras na instalação, fazendo com que o mesmo saia do padrão geral.

E a grande quantidade de recortes também dificulta a limpeza, por conta do rejunte, que podem acumular sujeira, exigindo uma manutenção frequente.

Conclusão

A escolha do material da bancada de cozinha depende do equilíbrio entre estética, durabilidade e manutenção.

Considere seu estilo de vida, orçamento e preferências estéticas ao fazer a escolha certa para transformar sua cozinha em um espaço funcional e encantador.


LEIA MAIS

5 razões para ter uma cozinha de apartamento com ilha e como fazer isso

40 ideias de cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno

Follow my blog with Bloglovin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *